segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como fazer coalhada!


Essa receita também era do meu blog antigo, mas acho que vcs vão gostar.

Quanto ao findi até que o saldo foi positivo. Comi mais aperitivo que deveria. Até coloquei umas cenourinhas e um pepino com coalhada, para aperitivar, no lugar de pates e torradas, mas não teve jeito. Acabei comendo uns pates altamente calóricos, mas no almoço eu me controlei e comi apenas o que eu tinha me programado.O restante do dia foi bem controlado.

Hoje vai ter o peixe delicioso, de noite, mas acho que vai correr tudo bem.

Uma semana saudável para todos!


Ja tentou fazer coalhada? De vez em quando não da certo? Pois eu vou ensinar um truque e daqui pra frente você sempre vai acertar...

Leve um litro de leite para ferver, tem que ser leite de pacote, nao pode ser de caixinha. Quando estiver quase fervendo, para saber a temperatura ideal, coloque o dedo minguinho no leite, voce tem que sentir que esta quente, mas ainda da para suportar o dedinho lá dentro, essa é a temperatura ideal.
Tire do fogo e despeje em uma vasilha de plastico ou de vidro, nunca de inox. Misture com o leite, um copo de iogurte integral e agora o truque: Duas colheres de sopa de leite em pó. Tampe e espere aproximadamente um dia. Esta pronta a sua coalhada. Se o dia estiver meio frio, envolva a vasilha em alguns panos e coloque dentro do forno ou dentro de algum armario.
Lembre-se de guardar um copo da coalhada que voce fez para usar de "muda". Assim da proxima vez você não vai precisar do copo de iogurte comprado, mas vai poder usar um copo da propria coalhada que você já preparou.
Pronto, depois que eu aprendi esse truque a minha coalhada nunca mais desandou!
Aproveitem....
Beijao,
Mel

21 comentários:

Anônimo disse...

nossa, gordo adora dar desculpa... EU TIIIIINHA QUE COMER. hahahah.

Mel disse...

Anonimo, se vc se refere a frase: "Comi o que tinha me programado" eu vou te explicar: Existem alguns estudiosos que sugerem que ao fazer dieta a gente programe a nossa alimentação do dia seguinte e procure seguir a risca o que estava programado. Foi o que eu fiz. Como sabia que o almoço seria altamente calórico eu verifiquei qual era a pontuação dos alimentos escolhidos e procurei comer apenas o que havia me programado. Apesar de ter ficado com muita vontade de repetir eu não o fiz, o que prá mim foi uma vitória.
Porém concordo com vc, ao menos no meu caso, sempre estou dando uma desculpa para comer a mais ou algo não programado. Estou tentando mudar isso.
Abração e uma semana saudável para vc!
Mel

Liany Kirchner disse...

Oi Mel
Que bom que o fim de semana foi sob controle.
Lembrei muito da minha infância com sua receita...minha mãe fazia coalhada toda semana, só que ao invés do iogurte natural, era com coalhada síria...é uma delicia e a gente garante uma alimentação de maior qualidade.
Beijos

Anônimo disse...

o engraçado é que vcs sempre terminam a dieta mais gordas do que no início. eu me divirto com a autoenganação.

Va JustVa disse...

Oii Mel. Essa receita é bem parecida com o iogurte uhmmm deu uma vontadinha de fazer aqui tb. Valeu pela dica. Que bom que esta conseguindo controlar a alimentação na casa da mamis. Aliás vamos ser francas. Sabendo nos controlar na casa de mãe, onde tem tudo que gostamos, não vamos nos apurar se formos à uma festa ou restaurante, ou seja, quer teste maior do que passar ilesa pela casa da mãe? eu acho que não tem.
Sobre sua pergunta da pesagem. Flor, nessa semana é a última pesagem do desafio, e dia 10/02/12 cai na sexta. Então nossa pesagem nessa semana será na sexta. Ah não esquece de mandar junto com o peso as medidas tá. Bjão Va.

Érica Oliveira disse...

olá mel...obrigada pela visita lá no meu cantinho....
eu imprimi como se fosse um passo a passo da dukan e realmente diz que pode sim fazer somente um dia...mas é só a 1ª fase (a de ataque)

Veronica disse...

Bom dia Mel!
Obrigada pela visita. Menina de Deus, tem dias que só as férias na Paraíba me motivam. Não me refiro ao processo de emagrecimento pois esse já tem motivações o suficiente rsrs mas me motivam para continuar só por mais um tempo, com um monte de coisas das quais eu já gostaria de ter me livrado.
Beijos, continue sem desanimar... Devagar e sempre é melhor que nunca não é mesmo?!

Adry Rodrigues disse...

oiiiiiiii!!!!
Adorei teu espaço!!!!
Já estou por aki.......
bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Va JustVa disse...

Oii. Passei pra avisar que amanhã é a última pesagem do desafio AF. Manda o comentário com o novo peso e as novas medidas pra aparecer no ranking final. Beijão Va.

Érica Oliveira disse...

a que eu tô seguindo é um pouco diferente... a 1ª fase que é só proteína, pode ser seguida de 1 à 5 dias, na 2ª fase são dias alternados 1 dia só proteína outro pode incluir legumes e verduras...estranho....
sigo baseada nessa aqui ó:
http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-dukan-626833.shtml?pagina=1

Danielle disse...

mel é um prazer vir aqui retribuir sua visita, esta receitinha parece com aquela do iogurte caseiro adorei e dá para variar legal fazendo várias coisinhas com ervas e tudo mais não é? Um grande abraço dani

Anônimo disse...

tá certo. se vc tá fazendo tudo certíssimo, vai emagrecer, né? ou não? vc começou seu controle de peso com 87,4 e está com 87,6. se vc acha que isso é dar certo, então tá.

"minguinho" é regionalismo? de onde?

Mel disse...

Anonimo,
É verdade, quando comecei o blog, em 2009 eu estava com 87,4, depois abandonei totalmente os cuidados com a alimentação e recomecei em 2011. Neste periodo, de quase dois anos eu voltei a engordar. Agora estou tentando novamente controlar minha alimentação e espero conseguir. Neste sentido conto com o apoio que pode existir entre as blogueiras.
Abração,
Mel

Anônimo disse...

mas aí que tá. o que eu percebo nesses blogs é uma ajuda pra passar a mão na cabeça. uma dizendo pra outra sobre "ra", "af", "jacada"... e isso não funciona! vc é a prova viva pra vc mesma de qeu isso não funciona!

aí vc me perguntaria o que funciona. pois bem, COMER, mas comer certo, não deixar seu corpo estocar comida com picos de insulina, ingerir proteínas em cada refeição (o que é diferente de comer muita proteína)pra evitar de perder músculos e retardar o metabolismo... comer muito num dia e comer bem menos no outro é fatal pro corpo perceber que vai ter que estocar sempre que houver fartura! picos de insulina fazem a lipólise estancar... perda de peso rápida (mais de 1kg por semana sem exercícios) só retarda metabolismo (vc não fala disso, acho, mas fica a dica pq é o que rola nos blogs)e faz o efeito sanfona ser bem pior.

eu fico agoniado vendo gente dizendo que faz de tudo pra emagrecer, menos o certo e duradouro!

fico vendo várias pessoas desesperadas e postando pesos quase que diariamente e as colegas passando a mão na cabeça.

eu não acho que emagrecer tenha a ver só com força de vontade. é uma força de vontade, sim, mas de aprender sobre os alimentos, aprender sobre o metabolismo, aprender sobre o que faz bem e o que faz mal, aprender qual é a falha emocional que catapulta tudo... aprender e mudar. se não há mudança, não há com ter resultados diferentes. vejo todo santo dia gente sofrendo muito, mas repetindo as fórmulas de sempre.

sério, esqueça calorias, peso (compre uma balança de cozinah e não de banheiro!)e aprenda! nada de dietas de pontos, de sei lá mais o quê. isso pode funcionar até a médio prazo. e só. esqueça até o vocabulário de gente gorda (ra, af, jacada...). fazendo igual a gordos, vc não vai ser diferente deles! wake up!

vai ver blog de quem come pra treinar. é tão diferente!

Mel disse...

Anônimo,
Obrigada pela ajuda...
eu realmente tou tentando fazer diferente. E acho que dessa vez vai ser diferente, por algumas razões:
Em TODAS as outras vezes que eu fiz algum tipo de reeducação alimentar eu estava tomando algum remédio, seja sibutramina, bupropiona, fluoxetina entre outros, Com orientação médica, mas tomando remédios... Obvio, que com o tempo não dava certo, como vc mesmo notou. Dessa vez eu não estou tomando nenhum remédio de "apoio", estou realmente tentando controlar minha gula, minha vontade de comer sem parar. Tomei essa decisão de mudar em dezembro do ano passado e estou aceitando ajuda!
Tenho feito atividade física, o que prá mim é bem chato, tenho tentado gostar e sabe o que? Estou começando a gostar.
Quanto a RA? Bom, eu acho que alguma coisa eu tenho que seguir, afinal as minhas decisões pessoais em questão de alimentação não foram as melhores ao longo dos anos. Tenho procurado seguir o método do Vigilantes do Peso, não o novo, mas o Pontos Flex, que eu tenho os caderninhos em casa. Não tem reunião do VP na cidade em que eu moro e nem tenho dinheiro prá pagar...
Tenho procurado ter uma alimentação saudável, com frutas, verduras, proteínas etc, mas não é fácil....A mente gorda as vezes me sufoca! Como foi no dia do caranguejo. Eu não queria saber de equilíbrio e comi como se fosse minha última alimentação da vida. E isso é auto enganação sim!
Estou tentando ser sincera comigo e mudar meus hábitos e modo de pensar. E nesse sentido pensar em outras coisas que não seja: Qual vai ser minha próxima refeição!
Agradeço tua sinceridade!
Abração,
Melissa
PS: Vou dar uma olhada nos blogs que vc comentou....

Anônimo disse...

eu sei que eu não sou agradável. mas vejo todo santo dia filhos chorando pq perderam pai ou mãe e se perguntando se seus pais não os amavam o bastante pra se cuidarem. e o que a gente diz?

e tbem vc não tá em consulta comigo e eu tbem estou recebendo pra estar a postos sem nada pra fazer. mas, sei lá, não pense como gorda! vc tem que emagrecer dentro pra depois emagrecer fora, entende? claro que não é simples, mas tem sempre um ponto de virada em histórias de sucesso de gente que emagreceu e manteve o peso. pode reparar. ou foi uma foto, ou foi uma doença, ou foi um comentário de filho...

o básico do básico é não passar fome e não ter picos de insulina. como se faz? exemplo:

café: pão 100% integral (como aquele 12 grãos), queijo cottage, leite, uma fruta de médio ou baixo índice glicêmico.

lanche: iogurte 0% gordura com 3 castanhas do pará ou uma fruta pequena.

almoço: um pouco de arroz integral, um pouco de feijão, proteína magra, muita salada verde, um pouco de legumes.

lanche: dependendo das atividade, um sanduíche de peito de peru com pão 100% integral. pode botar uma cenourinha, fibras...

jantar: mesmo qeu almoço, mas com menos carboidrato. opção boa: omelete com 3 claras e peito de peru e/ou queijo cottage.

antes de deitar: se não comeu castanhas cedo, pode comer agora. ou iogurte 0% gordura.

vc pode reparar que sempre tem uma proteína. vc vai achar que não emagrece mais tão rápido, mas aí perde gordura sem perder músculos. se fizer algum exercício (tem que suar, nada de caminhar pra olhar o sol. isso vc faz por prazer no domingo), vai mais rápido e, como vc não tem peso de obesidade mórbida, vai ver resultados. isso é o básico do básico. depois disso, vai contar a particularidade genética de cada um.

acabe com a ansiedade passeando, gastando calorias. uma vez por semana, numa refeição, coma o que quiser. numa refeição só. e volte pro script já na próxima refeição. isso não tem erro.

Mel disse...

Anônimo,
acho importante as passadas de mão na cabeça mas também acho importante cometários diretos, que podem nos ajudar a não ficar se enganando.
Serião mesmo, tou te achando bem legal...ahueaheuhe
Abração,
Mel

Mel disse...

Anonimo,
vc conhece esse site: http://emagrecerdevez.com/
o que vc acha?
Mel

Anônimo disse...

eu penso assim: se vc comeu errado, vc sabe que fez errado, mas já comeu. o que eu diria é:"não se puna por isso", mas eu jamais diria "aaahhh, mas vc tinha mais é que aproveitar mesmo, já que era um dia especial". entende? acho que tem uma postura diferente aqui. uma é falar pra vc não se matar por ter errado. outra é ser complacente com o erro. se era um dia especial, vc poderia aproveitar as companhias, a felicidade de estar com os parentes, curtir o que for pra ser curtido. não é só a comida que pode dar prazer.

dei uma lida por alto nesse link que vc indicou. eu penso assim: qualquer fonte de informação é interessante. e ali tem muita coisa. leia, sim, e avalie se serve pra vc.

o que eu queria ter postado mais cedo pra vc é isto aqui: http://sandrinha-falcao.blogspot.com/2011/11/dicas-para-emagrecer-com-saude.html ela tava num ponto em que ou ia pra obesidade mórbida ou emagrecia. não era nem tão lá e nem tão cá. e olha o corpo dela atualmente. virou atleta, mas isso não é necessário. seria até bom, já que exercícios pesados dão prazer (quem nunca sentiu nem acredita. hahaha, mas dão), mas cada um que ache seu caminho. mais um post dela: http://sandrinha-falcao.blogspot.com/2011/09/onde-tudo-comecou.html

o que me incomoda muito em blogs de gente gorda é que eles são blogs de gente gorda e que pretende continuar assim, por mais que escreva que não. vc tem que olhar pro alto, olhar pra coisas que motivem e mostrem que é possível, sim. tem quem ache que não-gordos não entendem o vício na comida, a situação de gente gorda... então tá aí um caso de uma ex-gorda que renasceu. tá linda. leia coisas que te botem pra frente, não coisas que te cozinhem na condição atual.

não seja gorda. não cultive essa cultura gorda. ESTEJA acima do peso e pense que vc é igual a essa menina que emagreceu, a mim, que não estou acima do peso... TODO MUNDO TEM PROBLEMA! vc é igual a todo mundo. não ache que vc faz parte de uma classe diferente do resto pq não consegue emagrecer ou porque não é magra. vc é igual. no dia que vc reparar que vc é igual, vc vai dar o primeiro passo pra mudar sua cabeça.

eu sinceramente não tenho paciência com muita coisa que vejo na internet, mas tem gente que parece que ainda tem alguma salvação. hahahah. aproveite o blog que te indiquei, veja o que ela faz (não sei como seria sua disponibilidade pra exercícios, mas vc pode ir aprendendo, pode aprender muito e sair pra caminhar, fazer o que pode), veja os links lá... ela não é dona da verdade, mas alguma coisa ali deu absurdamente certo, né?

enfim, é isso. não vou comentar mais, acho que até já me excedi. mas o caminho é esse...

Érica Oliveira disse...

menina esse bate-papo com o anônimo tá a todo vapor hein...mas...mas sabe que até tô gostando ele super tem rezão né?! é bem um tapa de realidade na nossa cara!

//é no site da boa forma tá muito diferente mesmo né?! mas acho que vou fazer igual a que vc me sugeriu!

Va JustVa disse...

Oii Mel, Recebi suas medidas. O ranking vai sair um pouquinho mais tarde hj, pq muitas meninas ainda não mandaram e quero fazer um antes de depois de cada uma.
Gostei desse anônimo, tudo o que ele(a) disse faz muito sentido e tem algumas coisas que me incomodam nos blogs tb. Só não consegui colocar em prática um cardápio como o dele(a). Mas já estou providênciando minha balança de cozinha aí vou saber ao certo as quantidades do que como e poderei controlar melhor, já que na qualidade acho que estou indo bem. Flor, obrigada por deixar os posts do anônimo. Bjão Va