quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Correção!

Foram 36 anos em que me alimentei como quis. Em muitos momentos da minha vida optei e gosto de alimentos saudáveis. Sempre gostei de frutas e com o passar dos anos fui gostando cada vez mais de verduras e legumes. Nunca gostei muito de laticínios e sempre amei batata. De qualquer jeito, frita, cozida, assada.

Já fui magra e não sabia que era magra. Era magra não por que era saudável, mas por que vivia de balada em balada. Engordei, emagreci muitas vezes. Sempre pensava, bem no meu intimo, que depois de magra eu poderia viver como se nunca fosse engordar de novo. Fiz assim e engordei inúmeras vezes.

Já tentei um milhão de métodos para emagrecer, mas nunca tinha me convencido de fazer diferente para o resto da minha vida. E agora, aos 36, parece que chegou a hora de mudar. Quero mudar e para sempre. Estou decidida e convencida. Não está doendo, não me sinto uma pobre miserável por ter que controlar, alterar minha alimentação. Estou disposta.  Não estou dizendo que está sendo fácil. Continuo morrendo de vontade de mamar uma caixinha de leite condensado. De comer macarrão lambuzado de manteiga, creme de leite e tempero pronto. Mas estou disposta a mudar. Quero mudar e tenho procurado trabalhar minha mente para isso.

Sendo assim....

Já faz alguns dias que estou insatisfeita com o método dos Vigilantes. Na verdade continuo gostando dos Vigilantes, mas por ser muito livre: A gente pode comer o que quiser, desde que não ultrapasse a pontuação e os pontos flex, acho que ao menos temporariamente não está sendo bom para mim. É lógico que eles sugerem uma alimentação balanceada e talz. Mas acho que neste momento estou precisando de algo mais direto. Não apenas aprender quantas calorias posso comer por dia, mas aprender o que comer, para ter uma alimentação saudável.

Tenho lido alguns livros que tenho em casa. Já dei uma folheada no livro Body for life, do Bill Philips e no Body for life para mulheres. Percebi que esse era mais ou menos o caminho. Nos dois livros eles indicam a quantidade de carboidratos, proteínas etc que devemos comer por dia. Fui indo, indo, procurando, até que reli alguns pontos do livro "Boa Forma em 8 Semanas", da Cyntia Antonaccio. Acho que pelo menos por enquanto esse é o caminho que vou seguir. Calculei novamente meu IMC, calculei também meu VET (valor energético total) e vou seguir a sugestão de uma dieta com 1.500 calorias. Como ela sugere que eu divida essa 1.500 calorias?

4 X  Cereais, grãos e pães
3 X Frutas
4 X Verduras e Vegetais
2 X Laticínios
2 X Proteínas
1 X Leguminosas (feijões, lentilhas, castanhas)
1 X Gorduras

Se necessário posso comer 150 cal em alguma guloseima. Tipo se não me aguentar mesmo!

Além disso, revi o tamanho das minhas porções. Acho que tavam um cadinho "superfaturadas"....hehehe

Quanto à balança de cozinha, por enquanto meu marido acha que é bobagem. Na verdade eu tenho uma, dessas caseiras, que não pesa com exatidão. Quando achar necessário vou usa-la. Se passar a achar extremamente necessário vou ter que iniciar um trabalho de convencimento...

Estou nessa mudança de vida e de pensamentos desde dezembro e em nenhum momento pensei em desistir, fiquei de saco cheio ou algo assim. Apenas estou corrigindo o caminho, aprendendo, mudando a cabeça e a relação com a comida. Acredito que com o tempo muitas dessas mudanças se tornaram mais naturais para mim. Por enquanto, tou precisando usar uma especie de cabresto, para não me desviar do caminho que estou traçando para mim.

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do post! Vi o quanto eliminou desde janeiro, sinal que está focada. Parabéns! Só conseguimos emagrecer e mantermos magras com a mudança da cabeça. É inevitável. Tb só me dei conta aos 33 anos de vida.. Boa sorte na nova dieta! Tamo junto! Bjs

Em Forma com Rubia disse...

Todo caminho a ser percorrido tem que ser corrigido de vez em quando para chegarmos aonde queremos ... a vida nos faz desviar de vez em quando ... e temos que retomar a direção...
parabénss!!

bjkss

kelen disse...

Bom diaa Mel , sabe amiga acho que vc está certa sim sobre se pesar todo dia , já tentei me pesar apenas 1 vez na semana , não consegui por muito tempo rsrsrs , quando vejo a primeira coisa que faço ao acordar é subir na bentida balança afff ...
Adorei seu post e saber um pouko mais sobre vc ...
bjkas lindo dia até +

gesinha disse...

oi flor! passandinho para te dar parabéns pelas conquistas!!!
e que loucura aquela da caminhada??? kkkkkk deve de estar toda doida né??? rsrrssss
bbbjjjsssss mil

Deise Guimarães disse...

Mel te entendo perfeitamente! Já emagreci 33k e voltei engordar quase tudo, estou anluta de novo , e "Só" faltam 11k! Mas meu medo é o depois aiaia

SALETE disse...

Oi mel eu te entendo também ja emagreci 21k e depois engodei 7k. tudo bem ñ foi por se largada nem nada minha vida teve uma mudança radical ñ tinha tempo nem de fazer uma caminha entrava no trabalho 6h da manhã e saia as 21h acha que ia ter animo para algo fique nisso por ano até que disse chega e voltei a trabalha feito gente normal desde novembro voltei a malha lá se foram 5k. Me visita no meu blog bjos

SALETE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nat Viegas disse...

Oi Mel!!
Nunca é tarde pra mudar! E se tu está mesmo decidida, pode ter certeza que tu vai chegar láá!! :)
Eu, particularmente, não acho muito legal isso de contar pontos, calorias, notas etc etc. Acho que deveriamos nos focar em escolher os alimentos saudáveis (ter uma alimentação equilibrada) + fazer atividade física. Dessa forma, vamos emagrecer naturalmente, deixar o corpo fazer sua parte (ou seja, mandar as banhas emboraaaa!! hihihi)

ótimo março!!!

beijão

Veronica disse...

Oi Melllllll. Não sei se vc havia visto minha msg antes. Estou meio maluquinha e nao sei se havia postado aqui:
Oiiii Mel! Ai que comentário mais fofo! rsrsrs Então, a "dieta" sem gluten e laticínios não é restritiva não. A gente não sente fome e abre oportunidade para uma série de sabores novos e percebe que o café da manhã pode ser mais divertido e colorido.
Permito-me as vezes comer gluten e laticínios mas a minha rotina já tem sido assim, já acostumei com isso. Talvez isso que você falou possa ocorrer quando fico totalmente sem açúcar... mas eu vou insistir de novo, não desisto. Não nascemos para comer o tal pozinho branco, cheio de calorias vazias que não dão nutrientes, só os roubam (humpf).
Eu acredito que meu problema compulsivo seja por imaturidade emocional. Eu não tenho muita inteligencia emocional. Sempre que algo está me incomodando, eu alivio as tensões comendo :/ Preciso achar um jeito para lidar com isso
Tenho relutado em procurar um psicólogo. VOu me dar mais um tempo.
O que eu tenho que fazer é enfrentar os monstros que habitam minha mente e parar de comer os problemas.
Hoje eu fui conversar com o chefe. Abri meu coração, pedi para que ele arrumasse alguém e me mandasse embora até, no máximo, fim de maio. Chorei bastante, saí da sala dele de alma lavada.
Agora ja vejo uma luz no fim do túnel, já tenho uma dead line.
Obrigada por me fazer companhia rsrsr

Quanto ao seu post, o caminho é esse sim, não é por um mes, por um ano ou até emagrecer. Tem que ser para sempre.

beijos no coração

Cassia Matos. disse...

Olá amiga desculpa pela demora em te responder,mas andei ausente e só hoje retornei,te vi como seguidora e aqui cheguei para retribuir a visata,dei de cara com uma postagem ótima e estimuladora ,de alguém que sabe o que quer,e sabe o que fazer.Também estou nessa luta de mudançasa de hábitos e não é facil,mas da pra mudar sim.Olha eu aderi ao plano do dieta e saúde,e o que gosto de la,é a facilidade pra mintar o meu prop´rio cardapio,com o que tenho em casa, e depois envio para a analize nutricional,a onde eles vão me informar se estou consumindo todos os nutrientes nescessarios[protina,gordura,carboidratos,fibras,calcio,alimentos que protegem o coração e o intestino] assim a cada cardapio montado eu sei que estou ingerindo o melhor para minha saúde.
Pode contar sempre comigo,seja bem vinda.
bjos.