segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acorda Melissa!

Sinto que estou perdendo o fio da meada. Preciso retomar. Parar, sentar, me concentrar. Não posso ir levando a alimentação literalmente empurrando com a barriga. Preciso pensar no que eu vou comer. Lembrar dos motivos para rejeitar alguns alimentos ou quantidades.

Cada vez mais eu vejo semelhanças entre o alcoolismo e a compulsão alimentar. Não, não sou alcoólatra, mas tem alguns alcoólatras na minha família. Percebo que se me libero um pouco eu já quero liberar demais! eu vejo algumas melhoras claras no meu comportamento. Faz séculos que não repito o prato. Tenho controlado direitinho a porção de arroz, mas...Comi bolo, ontem e hoje, também comi pão, de pé, como se não contasse. Esses são sinais, para mim, de que estou perdendo o controle. Estou preocupada.

Gente tou com saudades da Anônima, dando uns puxões de orelha. Algo que ela costumava falar é que em geral a gente fica só passando a mão na cabeça uma da outra. E isso é verdade. Cada vez que uma de nós escreve, que está perdendo o controle a gente só lê comentários do tipo: Fica assim não...Amo os comentários de vcs e tenho certeza que é feito com carinho, mas eu tou perdendo o controle e preciso que alguém me dê uns tapas na cara prá eu acordar! Não quero coceguinha!

Cuidar da alimentação dá trabalho, leva mais tempo, mas tenho certeza que vale à pena. Eu já sinto que vale à pena. Por que então estou deixando o barco à deriva?

Preciso me lembrar de por que eu quero emagrecer, por que vale à pena dizer não aos excessos alimentares. Nesse sentido o livro Pense Magro é tudo!

8 comentários:

Deise Guimarães disse...

Concordo 100% ctg, sou viciada em comida! Se abrir um espacinho começa tudo de novo

bjs

Anônimo disse...

Oi Mel! Olha, eu tenho convicção que o quê tem me ajudado nesta tentativa é a psicoterapia. Vejo minha terapeuta uma vez por semana e ela faz as vezes desta "anônima" ai que vc falou. Vc já tentou procurar um psicólogo?
Eu acho super válido os comentários e apoio das meninas e tals, mas o fundamental eu penso que é a ajuda profissional, que vai te ensinar a caminhar com as próprias pernas, achar a sua motivacao, descobrir a verdadeira raiz do seu problema de sobrepeso.
As pessoas geralmente atribuem a obesidade à comer mais, sedentarismo, etc. No entanto, comer mais (e os outros exemplos) nada mais são do que o "efeito". Mas e a causa de comer mais? Porque comemos muito e somos sedentários? A "causa" de comer mais (e consequentemente engordar)esta na cabeca ou no coração, isto é, nos pensamentos, ou nos sentimentos.
Eu só estou me saindo bem na minha RA e AF até agora porque estou tratando a causa com a psicoterapia: tratando meus traumas, minhas mágoas, meus medos, etc etc etc
Talvez seja um caminho pra você também! :-)
Espero que voce reencontre o passo!
Um abraçao!
Carla/Pancha

Fabi Lange Brandes disse...

olha, precisas acordar Mel, a comida nao leva a gente a nada.... precisamos nos nutrir, é apenas pra isso que a comida deve servir... pense nisso.
beijos e fique bem

Anônimo disse...

fica assim não...

HAHAHAHHAAHAH.

então, mel, não faço milagres. eu fico pensando... por que vc, mesmo sabendo o que funciona (e que realmente funciona), começa a voltar aos hábitos antigos qdo começa a ver resultados? não precisa responder aqui e nem pra mim, mas isso de peso é a única coisa errada na sua vida? se vc amanhã acordar do jeito que vc se imagina magra, o que é que vc acha que faria que não faz hoje? como as pessoas reagiriam? como seu marido reagiria? isso é bom? vc tem medo disso? vc tem medo de uma coisa boa? algo como saber lidar com estar acima do peso e, de repente, não saber lidar com um corpo mais próximo do que te agrada. vc vai ter que reaprender a pesar menos.

será que é medo de não conseguir? e aí, já que não vai conseguir, então vc se sabota até provar que não conseguiu? existe tbem uma coisa que não sei como se chama direito em português. a psicologia fala numa "profecia que se realiza". vc repete na sua cabeça "ah, nunca vou ser __________" e aí na sua cabeça, vc acaba trabalhando pra isso acontecer pra depois virar e falar:"tá vendo? eu sabia que ia dar nisso pq eu sou isso, isso e aquilo". isso acontece muito com pais que viram e falam "ah, esse menino não vai dar em nada na vida". e isso fica impresso na criança até ela cumprir a profecia.

uma coisa que acontece é que as pessoas começam os blogs super animadas (não só de quem quer perder peso, mas de quem quer conseguir alguma coisa)e, depois de um tempo, perdem o gás. por quê? pq não tem mais novidade nenhuma. vc já sabe emagrecer, vc já mudou hábitos, vc já botou as caminhadas na sua vida (não parou, né?)... e aposto que não tem mais muita novidade em tudo que vc lê na blogosfera. a novidade acabou. agora é a vida real. é ter paciência e persistir. é saber que de hoje pra amanhã não vai ter tanta mudança, mas, de amanhã até daqui a 7 dias, vai ter.

pode não ser nada disso. mas pensar não faz mal. volte a anotar tudo. até o qeu vc come em pé. aliás, pare de comer em pé! bote uma mesinha pra vc sempre que for comer. ou use alguma coisa bonitinha só pra vc: pode ser guardanapo, pode ser o prato, pode ser uma florzinha na sua frente. faça da sua refeição um momento importante.

uma coisa que eu acho legal (e faço pq odeio comer. HAHAHAH, tô anêmica)é planejar. eu compro minhas coisas pensando praticamente na semana toda. como a comida é mesmo só pra mim, eu planejo até pra não jogar comida fora. joguei 5 potinhos de iogurte fora e me odiei. e planeje o melhor dia pra vc comer alguma coisa que vc gosta.

eu tinah entrado aqui antes e vi a foto no topo. eu achei um outro clima, bem diferente daquelas que vc postou mais pro início dentro de casa (?). naquelas, dava impressão de que vc tava triste, na sombra, parada e pronta pra morrer. essa foto de vc andando dá outra ideia. bom, pode nem ser vc, mas acho que é. se não for, vale mesmo assim pq é uma caminahda por algum caminho em direção a alguma coisa e sob o céu claro. acho que isso já mostra alguma mudança.

eu ainda acho que vc poderia botar mais músculo no corpo pra conseguir acelerar o metabolismo. será que vc não encontraria algum espaço ao ar livre pra poder fazer os exercícios em paz? enfim, uma ideia.

veja se isso aqui te interessa: http://queriaserabettyboop.blogspot.com.br/2012/04/vamos-fazer-cottage.html eu gosto de cottage com tudo: ovo, geleia doce, pão integral, puro com azeite... e acho bom pra qdo dá vontade de comer "qualquer coisa" e aí é mais light do que porcarias mil.

é isso... siga em frente.

Francine disse...

Oi Mel faço das palavras da anonimas as minha viu...
estou tendo muito dificuldade em me focar e a persistir, mas penso q se desistir é muito pior então procuro repensar em mim e tudo q posso fazer e luto com todas as minhas forças...
não desista de vc, mas recomece sempre e qtas vezes for necessario!! comer de fato é vicio e temos este vicio, mas podemos controlar...

bjs light!!!
recomece agora...

SALETE disse...

Ola mel a unica pessoa que pode fazer isso por vc é vc mesma. Eu sei que todo mundo diz que tempo é dinheiro mais ñ é só isso tempo é sinonimo de vida saudavel. Se dedica tempo a sua alimentação a sua caminhada vc está economisando o dinheiro que vai gasta daki uns anos com medico pq vai está mais saudavel.E outra coisa só emagrece quem quer deverdade, porque quando a gente quer de verdade nada mais nada mesmo tira o nosso foco beijinhos.

Renata Seta disse...

Tô meio sumida do pedaço, mas vi seu comentario no meu blog, obrigada querida!
Feliz Pascoa e firmeza na peruca...kkk

«√¡√¡» disse...

Oi Mel! Estou passando por fase parecida... preciso focar mais e nao desanimar!!!
Beijinhos!